quarta-feira, 22 de junho de 2011
sábado, 11 de junho de 2011
Encontro do Mundo Rural - 16 a 18 de Junho de 2011
Um novo nome, novo logótipo e menos um dia de festa, são as principais alterações que a Festa do Mundo Rural sofre em 2011. De Festa passa a chamar-se Encontro, já que para a organização essa palavra define melhor a essência do evento, e decorre de quinta-feira a sábado, e não até domingo, como até agora era hábito. O objectivo desta medida é diminuir os custos do evento, tendo em conta a conjuntura económica actual, como explicou José Leonardo Silva na apresentação do Encontro do Mundo Rural, que decorreu esta manhã, na Quinta de São Lourenço, que será o palco deste evento.
De acordo com José Leonardo Silva, menos um dia de festa significa menos 25% dos custos de organização. Desta forma, foi possível fazer face às dificuldades actuais sem no entanto deixar de organizar este evento que, para o vice-presidente da autarquia e presidente da Adeliaçor, “é uma grande mais-valia para o Faial”.Para além da Tenda da Diversificação Agrícola e das exposições de bovinos e equinos, o Encontro do Mundo Rural contará com uma Feira Gastronómica, promovida pela Adeliaçor, e com uma Feira do Empreendedorismo, da responsabilidade dos alunos da Escola Profissional da Horta, entre outras coisas. Pela primeira vez, haverá um pavilhão dedicado ao Turismo Rural.
José Leonardo salientou também a participação já tradicional do comércio local, e a realização de uma série de seminários e palestras.
No Encontro do Mundo Rural a autarquia pretende disseminar entre os produtores do sector agrícola a ideia de passar a realizar uma Feira Agrícola mensal, no Parque de Exposições. José Leonardo explica que é uma forma de dinamizar a comercialização dos produtos da agricultura e da pecuária a nível local, ao mesmo tempo que se rentabiliza o Parque de Exposições do Faial.
Quanto à música, passarão pelo Encontro do Mundo Rural o Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel, a Orquestra Juvenil da Nova Artista Flamenguense, a Unânime Praiense, os Desbunda, o Margens e os The Velmans. Os destaques vão para os Tributo, de São Jorge , e o grupo Chave d’Ouro.
Para o director regional do Desenvolvimento Agrário, este tipo de eventos é importante porque promove “concorrência saudável” entre os produtores agrícolas, o que se reflecte na melhoria da qualidade tanto dos bovinos e equinos como dos produtos hortícolas e frutícolas. Lembrando que a agro-pecuária é o principal sector produtivo da ilha, Joaquim Pires salienta esta que entende ser uma oportunidade única para “expor e dignificar” a produção.
O Encontro do Mundo Rural decorre entre os dias 16 e 18 de Junho próximo, no Parque de Exposições do Faial (Quinta de São Lourenço), e é uma parceria entre a Câmara Municipal da Horta, o Governo dos Açores através das secretarias do Ambiente e do Mar e da Agricultura e Florestas, a Câmara do Comércio e Indústria da Horta, a Adeliaçor, a Hortaludus, a Associação de Agricultores do Faial, a Escola Profissional da Horta e a Associação de Jovens Agricultores.
in "Tribuna das Ilhas"
Subscrever:
Mensagens (Atom)