terça-feira, 29 de maio de 2012

XXV Santiagro em Santiago do Cacém

No próximo dia 3 de Junho, realizar-se-á, em Santiago do Cacém, o 2º Open Limousine, no âmbito da Feira Agrícola Santiagro. Trata-se de um importante concurso da raça Limousine, aberto a animais nascidos em Portugal e também a animais importados, de todas as faixas etárias. As condições do certame possibilitam também a presença de animais Limousine apenas para exposição. As secções do 2.º Open Limousine serão as seguintes: Esperanças Machos – machos dos 8 aos 20 meses Novilhos – 20 aos 36 meses Touros – Mais de 3 anos Esperanças Fêmeas – Fêmeas dos 8 aos 20 meses Novilhas – Fêmeas dos 20 aos 36 meses Novilhas Gestantes – Fêmeas gestantes dos 20 aos 36 meses Vacas – Fêmeas com mais de 3 anos Vacas afilhadas – Fêmeas gestantes com mais de 3 anos

terça-feira, 17 de abril de 2012

Medidas para minimizar a seca - Despacho Normativo Nº 5/2012

As condições climatéricas que têm atingido Portugal continental nos últimos meses, com quase total ausência de chuva, colocaram o território em situação de seca severa e de seca extrema, apontando as atuais previsões disponíveis para a manutenção de ausência de precipitação significativa. A situação pluviométrica tem impedido o normal desenvolvimento das pastagens e forragens e de algumas espécies vegetais que constituem uma grande componente da alimentação animal, com repercussões negativas no setor pecuário extensivo, designadamente na bovinicultura, caprinicultura e ovinicultura, colocando em causa a manutenção dos respetivos efetivos em termos equiparáveis a calamidade natural, em especial devido ao agravamento dos encargos com a alimentação animal. Nesta medida, entendeu o Governo criar um apoio financeiro, sob forma de subvenção a fundo perdido, para os setores acima citados.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Concurso Nacional de Jovens Reprodutores Limousine na Ovibeja 2012

Este ano , o Concurso Nacional de Jovens Reprodutores Limousine realizar-se-á a 29 de Abril, domingo, em Beja, na Ovibeja, a grande feira do Sul. Este importante evento, que avalia animais Limousine de criadores de todo o País, com idades entre os 8 e os 20 meses, contará com dezenas de animais a concurso, nas diversas classes. No concurso, os animais são conduzidos ao ringue com cabresto, e avaliados conjuntamente com todos os presentes na mesma classe etária. Este evente é o segundo mais importante da raça Limousine em Portugal, dando importantes pistas para os futuros campeões e campeãs, e para as linhas genéticas mais importantes. A Ovibeja conta anualmente com uma importante presença da raça Limousine, com dezenas de animais adultos, que desfilam diariamente na feira, demonstrando as suas qualidades e a sua docilidade. Neste certame, a Associação Portuguesa de Ciadores de Limousine apresentará ainda uma exposição fotográfica, um filme sobre a raça e uma homenagem ao maioral de gado. Para mais pormenores, não deixe de consultar www.limousineportugal.com.

quinta-feira, 29 de março de 2012

OVIBEJA 2012

A 29ª Ovibeja já está a ser construída tendo como mote principal "+ PRODUÇÃO". A Ovibeja, como marca de qualidade, de discussão e análise dos temas da actualidade, de reivindicação, de festa e de convívio é um evento que já marcou posição em termos regionais, nacionais e até além fronteiras, como é o caso da nossa vizinha Espanha. A Ovibeja é o encontro da diversidade e da riqueza da cultura alentejana e nacional. É um local de festa e de diversão, um espaço de negócio e de troca de experiências, um terreiro de cultura e de debate, um fórum político e de cidadania. Também concursos e exposições de gado, corridas de toiros, demonstrações equestres, artesanato, comércio, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais preenchem a oferta do certame para além de uma intensa programação cultural, com espectáculos e concertos para animar as famosas "Ovinoites". A não esquecer: no domingo, dia 29 de Abril decorrerá o 21º Concurso Nacional de Jovens Reprodutores Limousine, sendo ás 11h a secção das fêmeas, ás 14:30h a secção de machos e ás 16:30h os campeonatos finais. A Ovibeja é "Todo o Alentejo deste Mundo".

FIAPE 2012

A Câmara Municipal de Estremoz já divulgou os artistas para a edição deste ano da Feira Internacional Agro Pecuária de Estremoz (FIAPE). O certame, que decorrerá no Parque de Feiras e Exposições, começará no dia 25 de Abril e irá até dia 29 do mesmo mês. Ao palco do evento subirá, no dia de abertura, a cantora Aurea, que venceu o últ...imo Globo de Ouro para Melhor Intérprete Nacional em 2010. Dia 26, quinta-feira, actuam os Amor Electro, uma agradável surpresa que o público português recebeu em 2011. Os ritmos mais populares estarão presentes na sexta-feira, dia 27, com a energia de Emanuel. O “inventor” do “Pimba” tem novos sucessos e promete levar o “Ritmo do Amor” a todos os visitantes do certame. No sábado, o membro mais novo do “clã” Carreira vem até Estremoz. Depois do seu pai e do seu irmão, caberá agora a David Carreira actuar em Estremoz no dia 28 de Abril. No domingo, à tarde, o palco da Fiape irá receber os Trovadores de Redondo para uma tarde de música popular. Este ano a Juvemoz decorrerá em simultâneo com a Fiape. Durante toda a feira, os jovens terão vários espaços à sua disposição, onde decorrerão actividades lúdicas, colóquios, desportos radicais, espaço digital e discoteca. Os bilhetes para a FIAPE 2012 têm os seguintes preços: dias 25 e 26 de Abril – 2 Euros, dia 27 – 3 Euros, dia 28 – 4 Euros e dia 29 de Abril – 1 Euro. Existe ainda a hipótese de optar pela aquisição da pulseira do evento, sendo que a mesma terá um custo de 9 euros.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Concurso Geral Agrícola, Paris - CGA2012

Criado em 1870, o Concurso Geral Agrícola tem como objectivo seleccionar e premiar os melhores produtos tradicionais franceses e os melhores reprodutores. Tem três grandes competições: -Concurso de Animais -Concurso de Vinhos e Produtos -Julgamento do Concurso que ocorrem a cada ano como parte do Salão Internacional da Agricultura. Porque é organizada sob o controle estatal e segue um rigoroso processo de selecção e pré-ajustes, o Concurso Geral Agrícola é conhecido pela sua imparcialidade e valor dos resultados. Na verdade, a cada ano, o Ministério da Agricultura e da Alimentação define as regras do concurso e do Ministério de Serviços Externos de controlo de colecta de amostras de produtos. Um embaixador da riqueza e da qualidade do património francês reconhecido e amplamente divulgado, o Concurso Geral Agrícola é uma plataforma única para a produção de produtos locais, entre eles, lacticínios, vinhos e uma demonstração da excelência da genética animal francesa. O Concurso Geral Agrícola também propõe a encontrar os produtos e vinhos premiados em sua loja online. Uma ampla selecção de foie gras, champagne, azeites e muitos outros produtos, que têm a reputação da comida francesa, podem ser descobertos em www.concours-agricole.com/boutique. Animais em Concurso -6 espécies representadas: bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e caninos; -338 corridas e mais de 3.000 animais apresentados; -cerca de 1.000 agricultores participam neste evento. Concurso de Produtos -4021 produtos agrícolas regionais, de comércio e indústria; -1506 produtos apresentados pelos produtores; -2054 provadores dedicados à selecção destes produtos; -1087 produtos premiados. Concurso de Vinhos -16 166 amostras de vinhos; -4142 vinhos apresentados pelos produtores; -2784 especialistas em vinho; -3667 vinhos premiados.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sessão de Esclarecimento para Agricultores "A PAC pós 2013"

Decorreu no dia 14 de Fevereiro, nas instalações da Escola Superior Agrária de Beja, uma sessão de esclarecimento para agricultores, subordinada ao tema: «A PAC pós 2013». A sessão debateu propostas de Reforma da Política Agrícola Comum em aspetos mais relevantes no âmbito do desenvolvimento rural, ajudas diretas e OCM única.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Reformar a PAC: preparar o fim das quotas leiteiras

A AJADP, Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto, organiza hoje, 20 de Janeiro de 2011, em cooperação com a APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal, pelas 14h00, no Auditório da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, um Debate subordinado ao tema: "REFORMAr A PAC E preparar O Fim das quotas LEITEiraS", sendo esta iniciativa apoiada pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende. A sessão de abertura será presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura, Engº José Diogo Albuquerque, estando presente também o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde e presidentes de várias organizações agrícolas locais. Segue-se a intervenção do Engº David Gouveia, do Gabinete de Planeamento e Políticas do MAMAOT e comentário do Dr. Arlindo Cunha, ex-ministro da agricultura. Esperamos um debate animado com a participação de várias centenas de agricultores. Recorde-se que apresentámos já um conjunto de críticas à actual proposta da reforma da PAC, tendo em conta que esta proposta: - Não propõem qualquer iniciativa face à especulação nos preços dos cereais utilizados na alimentação animal, que representam 60% dos gastos de produção; - Não apresenta caminhos para um maior equilíbrio de rendimentos entre Produção, Indústria e Distribuição que conduza a um preço justo para os produtores de leite. - Não prolonga o regime de quotas leiteiras nem apresenta qualquer sistema alternativo para estabilizar a produção. Sobre a questão de quotas leiteiras, concordámos ainda que Portugal deve insistir na defesa deste regime, pois o fim do sistema será negativo para o nosso país. Contudo, tendo presente que Portugal parece estar sozinho nessa posição, insistimos que é urgente preparar um "Plano B" para a sobrevivência do sector sem quotas e que não deve depender apenas de alguma ajuda vinda de Bruxelas, mas deve passar pelo aumento da competitividade das explorações agrícolas, pela racionalização do sistema de recolha e transformação, pela melhor valorização dos produtos transformados e pela fidelização do consumidor português para os produtos nacionais, o que só será possível com a colaboração positiva da indústria e das cadeias de distribuição. Só assim poderemos assegurar a instalação sustentada de jovens agricultores no sector e o futuro da produção de leite com a qualidade e quantidade necessárias para manter a segurança alimentar e a soberania nacional.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Carlos César elogia afirmação da agricultura regional ao nível nacional

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, destacou hoje a importância do sector agrícola para a criação de riqueza na região, frisando que a agricultura açoriana se afirma pela positiva a nível nacional. «O sector agrícola nos Açores destaca-se positivamente a nível nacional e afirma-se como gerador de riqueza», afirmou Carlos César, salientando especificamente a produção de leite e de carne, mas também os avanços que têm sido obtidos nos últimos anos em áreas como a horticultura ou a floricultura. Carlos César, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Parque de Exposições Agrícolas de S. Miguel, orçado em mais de 8,5 milhões de euros, frisou que se trata de um investimento «que integra a nova geração de equipamentos que potenciam a modernização do sector agrícola». «É uma infra-estrutura moderna, especialmente vocacionada para valorizar o sector, os seus produtos e actividades», frisou, acrescentando que «compete ao governo criar condições ao nível das infra-estruturas para que a economia agrícola possa progredir». Na sua intervenção, Carlos César alertou para a necessidade dos agricultores açorianos se prepararem para o fim das quotas leiteiras e para a abertura do mercado europeu aos produtos do MERCOSUL, nomeadamente a carne, mas também mostrou satisfação com o aumento médio de 25 por cento ao ano da área agrícola na região não afecta à pastagem. «É muito importante para o crescimento da capacidade produtiva e para a redução das exportações», afirmou. O futuro Parque de Exposições Agrícolas de S. Miguel, que deve ser inaugurado no verão de 2013, desenvolve-se em três níveis e inclui uma grande nave de exposições, com 100 metros de comprimento e 11 de altura. Uma ampla zona de estacionamento, serviços de apoio técnico, um espaço para banquetes que pode receber 4.000 pessoas sentadas, um restaurante, um bar e zonas comerciais estarão também disponíveis nesta infra-estrutura, que contará ainda com gabinetes, salas de reuniões e uma zona administrativa. «Este é um momento especial», afirmou Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de S. Miguel, entidade que, juntamente com a Secretaria Regional da Agricultura, promove este investimento. Para Jorge Rita, trata-se de uma «obra emblemática» para a agricultura, que dará «dignidade» ao sector. Na sua intervenção, Jorge Rita apelou a que o executivo «continue a investir na agricultura», recordando que é um sector que garante sustentabilidade, estendendo o apelo à banca para que «não tenha reservas nos investimentos na agricultura». Lusa/SOL