A Raça Limousine deve o seu extraordinário êxito ao facto de associar a um maneio fácil, excelentes produções com carcaças topo de gama.
Assim, como consequência da boa fertilidade e grande facilidade de partos das vacas e novilhas, aliada ao vigor e rusticidade dos vitelos, facilmente se conseguem obter 95 bezerros desmamados por cada 100 vacas postas à reprodução em cada ano.
Os novilhos desde que alimentados adequadamente, estão prontos para abate aos 15-16 meses fornecendo facilmente 350kg de carcaça. O rendimento de carcaça nesta idade geralmente supera os 65%, o que se deve à associação entre a finura de osso e o enorme desenvolvimento muscular.
A qualidade da carne produzida é de alto valor organoléptico, como consequência de uma excelente repartição da gordura intra e extra muscular.
Em termos fenotípicos, a raça Limousine é definida pelas seguintes características:
Pelagem flava, um pouco mais clara no ventre, zona do períneo, escroto ou úbere, e na extremidade da cauda; apresentando auréolas mais claras à volta dos olhos e focinho
Cabeça curta, fronte e focinho largos
Cornos finos e arqueados para a frente
Mucosas rosadas
Pescoço curto
Peito largo e arredondado; costado cheio
Bacia larga sobretudo ao nível dos ísquions, e não muito inclinada
Linha sacro coccígea e ancas pouco salientes
Dianteiro bem musculado e lombo largo
Nádegas espessas, bem descidas e arredondadas
Cornos e unhas claros
Aprumos correctos
Couro fino e flexível
Podem distinguir-se 3 tipos morfológicos distintos:
Tipo “Boucherie”(Carne): animais denominados assim por apresentarem massa musculares muito desenvolvidas; são animais mais precoces, mais pequenos mas mais largos e com excelente conformação cárnica
Tipo “Elevage”(Esquelético): animais que apesar de não apresentarem grande conformação cárnica, exibem um extraordinário desenvolvimento esquelético, sendo no geral de crescimento mais tardio
Tipo “Mixte”(Misto): onde se identificam a maioria dos animais da raça, é como o nome indica um tipo intermédio entre os dois primeiros enumerados.
Sem comentários:
Enviar um comentário